Bio

Nascida em Manaus em 1968, Heloisa Bomfim estudou na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, onde completou o bacharelado em arquitetura e urbanismo.

Em 1991 fez cursos de especialização nos Estados Unidos, onde estudou Desenho na Harvard University – Graduate School of Design em Cambridge, MA, e Design de Iluminação na Rhode Island School of Design em Providence, RI.

Em 1993 foi para Florença na Itália, onde fez cursos de especialização em Restauração, Design de interiores e História da Arquitetura do Renascimento pela Escola Lorenzo De Medici.

Em 2013 conclui o curso de pós-Graduação em História Crítica da Arte pela Universidade Belas Artes de São Paulo, quando desenvolve uma pesquisa sobre o design e a arte e levanta como a arte, o design e a arquitetura podem trocar de papéis, podendo a arte ter um caráter funcional, e o design e a arquitetura ganhar um caráter contemplativo. Investiga também como a experiência estética da experimentação influencia o processo criativo e a poética nas artes contemporâneas: artes visuais, design e arquitetura, mostrando como essas três áreas trabalham para alcançar um objetivo comum, que é desfrutar uma experiência estética através do jogo de sensações e emoções vivenciado pelo espectador ou utilizador, dentro da sociedade contemporânea.

Artigo:  A Arte Funcional e o Design Contemplativo

Hoje Heloisa Bomfim desenvolve um trabalho artístico minimalista que chama de arquitetura de papel, referenciado pela sua pesquisa sobre a arte e o design, trazendo elementos do design e da arquitetura para o mundo das artes visuais. Um exemplar deste trabalho está na linha desenvolvida com base em elementos vazados na arquitetura como o muxarabi e no cobogó, elementos arquitetônicos que são transformados em arte.